Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Instruções aos autores

Forma e preparação de manuscritos

O Amazon Medical Journal (AMJ) admite submissão apenas de textos inéditos, isto é, que não tenham sido publicados anteriormente nem estejam em avaliação por nenhum outro periódico nacional ou internacional. Contudo, são aceitas versões reelaboradas com informações anteriormente não apresentadas, ampliadas e atualizadas de trabalhos publicados em anais de eventos científicos, bem como Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de curso de graduação e pós-graduação (Monografia), mestrado (Dissertação) e doutorado (Tese) em formato de artigo/paper.    

Os artigos devem ser originais, ou seja, promover o debate e oferecer novas interpretações para a área de estudo escolhida. O mesmo pode ter caráter investigativo de cunho intervencionista ou observacional, bem como também trabalhos de Revisão Sistemática; também são permitidos trabalhos nos formatos de Estudos de Caso desde que todas as evidências sejam devidamente apresentadas (fotos, resultados de exames, procedimentos e desfecho).

Serão permitidos um total máximo de 08 autores para cada publicação. Todos os autores deverão assinar a Declaração de Originalidade, Direitos Autorais e Conflito de Interesses.

estrutura básica de um artigo científico deve conter: Título, Resumo, Palavras-chave, Abstract como descritos abaixo; além disso, um breve proposição do tema, problema de pesquisa e objetivo do artigo (Introdução); descrição dos caminhos e ferramentas metodológicas utilizadas para se atingir o objetivo proposto, não se esquecendo de elencar da forma mais detalhada possível os materiais utilizados no trabalho, bem como o período e o local da  realização dos experimentos (Materiais e Métodos); apresentação dos dados/resultados obtidos, descrevendo de forma clara, podendo-se utilizar gráficos, tabelas, figuras, esquemas ou outras estratégias didáticas para demonstrar de forma clara e objetiva cada informação contida, com posterior análise fundamentada na literatura de referência, confrontando tais resultados com aqueles apresentados por outros autores (Resultados e Discussão) – reforçamos que os resultados precisam ser apresentados antes de serem geradas as discussões; Por fim, responder o objetivo proposto de forma conclusiva, com base nos dados obtidos e observados (Conclusão). Os artigos devem trazer contribuição efetiva para o campo do conhecimento proposto pela revista: espera-se que os autores especifiquem o "problema de pesquisa" e desenvolvam argumentação crítica das obras de referência consultadas, relacionando a análise ao problema inicial. O artigo deve apresentar na conclusão os resultados sucintos da pesquisa (seja teórica, levantamento de campo, estudo de caso ou outro). 

Atenção: O manuscrito principal não deve conter informações dos autores.

O Template da Revista pode ser baixado aqui: TEMPLATE EM PORTUGUÊS

TEMPLATE EM INGLÊS

Aceitam-se artigos em línguas estrangeiras: inglês e espanhol. Nós encorajamos fortemente submissões em língua inglesa. Artigos encaminhados em inglês ou espanhol, precisam estar devidamente ajustados as normas gramaticais de cada língua, sendo que as traduções são de inteira responsabilidade dos autores e os artigos deverão vir acompanhados de um atestado do tradutor, bem como a informação do nome do tradutor e endereço eletrônico.

Recomenda-se o uso de imagens, gráficos, tabelas ou outros recursos, respeitando-se a menção às fontes/autores e autorização de uso.

O número do ORCID  bem como a titulação e informações sobre os autores devem ser preenchidos no sistema de submissão . 

As colaborações serão submetidas à avaliação pela Comissão Editorial e por pareceristas, sendo respeitada a autenticidade do trabalho e o anonimato do autor.

Cabe aos autores adequarem os textos originais ao padrão editorial do AMJ, submetendo os artigos à revisão gramatical e de estilo. 

O AMJ não se responsabiliza pela redação, nem pelas ideias emitidas pelos colaboradores e autores dos artigos.

Formatação

Arquivos formatados nas extensões .doc ou .docx (não serão aceitos outros formatos).

Padrão: Fonte Times New Roman, tamanho 12; Tamanho A4; Margens 2,5 cm; Coluna única; Alinhamento justificado; Espaço entrelinhas simples.

Os artigos deverão apresentar na abertura/primeira página: Título e subtítulo; Resumo (até 350 palavras); Palavras-chave: três a cinco termos. Indicar apoio financeiro institucional, quando houver.

Os artigos deverão apresentar título, resumo e palavras-chave em língua vernácula (Português do Brasil) e em língua inglesa (Title, Abstract, Keywords).

As figuras devem ser incluídas no corpo do texto na sequencia de chamada do autor, nos trechos em que forem mencionadas, numeradas sequencialmente e devidamente identificadas: numeração sequencial, título, legenda, crédito/fonte. Formato: arquivo .jpg ou .obg, com resolução mínima de 300dpi. Recomenda-se que as mesmas imagens sejam copiadas e enviadas também em arquivos separados, devidamente identificadas como “MATERIAL COMPLEMENTAR”. Importante reforçar que todas as imagens presentes no corpo do trabalho, deverão ser citadas anteriormente no texto.

As citações devem seguir o estilo Vancouver

Uma citação é um reconhecimento em seu texto de referências que apoiam seu trabalho. No estilo Vancouver, estas se apresentam, no decorrer do texto, na forma de um número que se correlaciona com uma fonte em sua lista de referências.

No estilo Vancouver, as citações no texto do ensaio/artigo são identificadas por algarismos arábicos entre colchetes. Isso se aplica a referências em texto, tabelas e figuras.

O sistema de numeração sequencial de Vancouver atribui um número a cada referência à medida que é citada. 

Um número é atribuído a uma fonte na ordem em que é citado pela primeira vez no texto. Se a fonte for referenciada novamente, o mesmo número de referência é reutilizado. Por exemplo, se uma referência de Santos et al. for a primeira a ser mencionada no texto, o número de referência de Santos será o número 1 na lista. Se você se referir a este trabalho de Santos et al. novamente mais tarde no texto, você reutiliza o número 1. Você pode adicionar um número de página ao seu número de referência para indicar a localização exata na fonte original.

Quando várias referências são citadas em um determinado local do texto, use um hífen para unir o primeiro e o último número que são inclusivos. Use vírgulas (sem espaços) para separar números não inclusivos em uma citação múltipla, por exemplo [2,3,4,5,7,10] é abreviado para [2-5,7,10].

Não use um hífen se não houver números de citação entre eles que suportem sua declaração, por exemplo [1-2], em vez disso use [1,2]

Tabelas e Figuras:

Deverão ser numeradas com algarismos arábicos consecutivos, indicados no texto e anexadas no local do artigo mais próximo e depois da chamada. Os títulos das figuras deverão aparecer na sua parte inferior, antecedidos da palavra Figura (notar a primeira letra maiúscula e em negrito), um espaço, mais o seu número de ordem em negrito, um ponto e espaço de um caractere, fonte 11, justificado, tabulado nos limites da figura, observando que o título da figura logo abaixo dela, não é em negrito. Os títulos das tabelas deverão aparecer na parte superior e antecedidos pela palavra Tabela (notar a primeira letra maiúscula e em negrito), um espaço, mais o seu número de ordem (em negrito), um ponto e espaço de um caractere, fonte 11, justificado. Nas figuras e tabelas, quando houver uma fonte de referência, a palavra “Fonte:” vem na parte inferior, seguida da referência, fonte 10, justificado. Títulos de tabelas, figuras e a fonte terminam sempre com ponto final. As figuras poderão ser coloridas, porém com boa resolução (300 dpi), contudo, os autores devem explorar todas as possibilidades para que o tamanho do arquivo não fique grande, mas preservando a qualidade das figuras.

As tabelas devem ser sempre inseridas como texto, jamais como figuras/imagens e não usar espaços ou “tabs” para formatar e sim tamanho das células/colunas/linhas. Todas as colunas devem ter um título.
Figuras devem ter fontes legíveis, atentar para o tamanho do texto, alta resolução e inseridas como objeto quando se tratar de gráficos. Figuras não devem ter título na parte superior, só a legenda abaixo dela. Certifique-se de que elas sejam editáveis.

É possível inserir imagens em documentos sem deixar os arquivos grandes, basta seguir as instruções abaixo:
Utilize arquivos de imagem em formato JPG, PNG ou GIF. Estes arquivos costumam ter bons padrões de qualidade e não consomem muito espaço em disco e memória;

Para inserir as figuras, não use Copiar/Colar (ou Ctrl+C/Ctrl+V), salve em seu computador as imagens que deseja inserir no documento;

Em seguida, acesse a opção de menu disponível para inserção de imagem do seu editor de texto (Ex: no MSWord e selecione a opção Inserir/Figura/do arquivo) e localize a imagem que deseja inserir no documento. Para finalizar, insira a imagem selecionada no texto.

Figuras que contêm mais de um gráfico ou imagem, designá-los com letras maiúsculas (sem parênteses e sem pontos após as letras) no canto superior esquerdo de cada painel, se possível.

Para as equações, usar o editor Equation do Microsoft Word ou MathType. Devem ser numeradas com a numeração entre parênteses e chamadas previamente no texto.

Envie as tabelas separadamente em Excel devidamente identificadas como “MATERIAL COMPLEMENTAR”, mesmo que estejam no manuscrito principal.

 

Construção de referências bibliográficas no estilo Vancouver:

Artigos de periódicos

As referências de artigos de periódicos contêm os seguintes elementos em ordem: autor(es), título do artigo, abreviação do título do periódico, data de publicação, volume e número da edição, local (paginação).

Autor ou Autores, sobrenome e inicial(is) separados por vírgula e espaço e terminando com ponto;

Listar nomes na ordem em que aparecem no artigo citado;

Converter nomes dados (primeiros) e nomes do meio em iniciais, para um máximo de duas iniciais após cada sobrenome;

Incluir até seis autores listados para o artigo;

Título do artigo em apenas com a primeira letra em maiúsculo seguido de um ponto;

Abreviatura do título do periódico seguida de um ponto;

Ano de publicação com quatro dígitos seguido de ponto e vírgula;

Número do volume da revista seguido do número da edição entre colchetes, seguido de dois pontos;

Intervalo de páginas, hifenizado, seguido por um ponto. (Os números das páginas não são repetidos. Por exemplo, 452-468 se tornaria 452-68 ou 241-248 se tornaria 241-8);

Quando disponível apresentar o Digital Object Identifier (DOI).

Exemplos:

Loesche WJ, Bromberg J, Terpenning MS, Bretz WA, Dominguez BL, Grossman NS, Langmore SE. Xerostomia, xerogenic medications and food avoidances in selected geriatric groups. J Am Geriatr Soc. 1995;43(4):401-7. DOI: 10.1111/j.1532-5415.1995.tb05815.x

Abrams AP, Thompson LA. Physiology of aging of older adults: systemic and oral health considerations. Dent Clin North Am. 2014;58(4):729–38. DOI: 10.1016/j.cden.2014.06.002

Batchelor P. The changing epidemiology of oral diseases in the elderly, their growing importance for care and how they can be managed. Age Ageing. 2015;44(6):1064–70. DOI: 10.1093/ageing/afv148

Livros

Livro inteiro, escrito ou compilado pelo(s) mesmo(s) autor(es)

Autor(es). Título do livro. Edição. Local de Publicação: Editora; Encontro.

Autor ou Autores, sobrenome e inicial(is) separados por vírgulas e terminando com ponto.

Liste todos os nomes de autores na ordem em que aparecem no texto;

Converter nomes dados (primeiros) e nomes do meio em iniciais, para um máximo de duas iniciais após cada sobrenome;

Incluir todos os contribuidores do(s) autor(es) listados para o capítulo;

Título do livro em maiúsculas seguido de um ponto;

Número da edição (se aplicável) seguido de "ed";

Local de publicação (se mais de uma cidade estiver listada, use a primeira) seguida de dois pontos e um espaço;

Nome do editor seguido por um ponto e vírgula e um espaço;

Ano de publicação com quatro dígitos seguido de um ponto;

Exemplo:

[1] Malamed SF. Handbook of local anesthesia. 7th ed. St. Louis: Elsevier; 2020.

 

Capítulo do livro compilado por um editor com vários colaboradores do capítulo

Autor(es) da Contribuição. Título da contribuição. Frase Conectiva: Editor(es) do Livro. Título do livro. Local de publicação. Edição. Local de Publicação: Editora; Data da publicação. Local da Contribuição (números de página).

Autor ou Autores do(s) colaborador(es) do capítulo, sobrenome e inicial(is) separados por vírgulas e terminando com ponto;

Liste todos os nomes de autores na ordem em que aparecem no texto;

Converter nomes dados (primeiros) e nomes do meio em iniciais, para um máximo de duas iniciais após cada sobrenome;

Incluir todos os contribuidores do(s) autor(es) listados para o capítulo;

Título do capítulo em maiúsculas seguido de um ponto;

Frase de conector seguida por dois pontos e um espaço 'In: ';

Editor(es) do livro, sobrenome e inicial(is) separados por vírgulas, então escreva a palavra ‘editores seguida por um ponto;

Liste todos os nomes dos editores na ordem em que aparecem no texto;

Converter nomes dados (primeiros) e nomes do meio em iniciais, para um máximo de duas iniciais após cada sobrenome;

Inclua todos os editores do livro;

Título do livro em maiúsculas seguido de um ponto;

Número da edição (se aplicável) seguido do ponto "ed";

Local de publicação (se mais de uma cidade estiver listada, use a primeira) seguida de dois pontos e um espaço;

Nome do editor seguido por um ponto e vírgula e um espaço;

Ano de publicação com quatro dígitos seguido de um ponto;

Intervalo de páginas, hifenizado, seguido por um ponto. (Os números das páginas não são repetidos. Por exemplo, 452-468 se tornaria 452-68 ou 241-248 se tornaria 241-8).

Exemplo:

Forrest JL, Miller SA. Evidence-based decision making. In: Bowen DM, Pieren JA, editors. Darby and Walsh dental hygiene theory and practice. 5th ed. Maryland Heights: Elsevier; 2020. p. 25-33.

Sites

As referências do site contêm os seguintes elementos em ordem: Autor(es). Título [Internet]. Local de Publicação: Editora; Data de Publicação [Data de Citação]. Disponível em: URL

Se for autor(es) pessoal(is), liste o(s) sobrenome(s) e inicial(is) separados por vírgulas e terminando com um ponto. Se for um autor corporativo, forneça o nome da organização seguido de um ponto;

Título em maiúsculas seguido de [Internet], terminando com um ponto;

Local de publicação, se disponível, seguido de dois pontos;

Editor (geralmente será o mesmo que o autor corporativo) seguido por um ponto e vírgula;

Data de Publicação - Ano de publicação com quatro dígitos, Mês, Dia (se disponível) conforme a seguir AAAA Mês DD (use abreviaturas de três letras ao invés do nome completo do mês);

Seguido pela data em que você fez referência ao material da seguinte forma: [citado AAAA Mês DD] (use abreviações de três letras ao invés do nome completo do mês). Termine com um ponto;

Disponível em: URL.

Exemplos

Marchildon GP, DiMatteo L. Health care cost drivers: the facts [Internet]. Canadian Institute for Health Information; 2011 Oct [cited 2015 Jan 15]. Available from: https://secure.cihi.ca/free_products/health_care_cost_drivers_the_facts_en.pdf

Statistics Canada. The Canadian population in 2011: age and sex [Internet]. Ottawa: Statistics Canada; 2015 [cited 2016 Dec 30]. Available from: https://www12.statcan.gc.ca/censusrecensement/2011/as-sa/98-311-x/98-311-x2011001-eng.cfm

Canadian Dental Hygienists Association. Our history [Internet]. Ottawa: CDHA; 2018 [cited 2019 Sep 16]. Available from: https://www.cdha.ca/cdha/About_folder/History_folder/CDHA/About/History.aspx?hkey=065b136f-72d3-4a84-a7aa-51cc7b519cd5

Abreviaturas de Títulos de Periódicos

Outra característica das referências do estilo Vancouver é o uso de abreviaturas de títulos de periódicos em vez de títulos completos. As abreviações de títulos de periódicos são padronizadas e podem ser consultadas no NLM Catalog ou na Web of Science List of Journal Title Abbreviations.

Exemplos:

“Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention” é abreviado como “Cancer Epidemiol Biomarkers Prev”

“Clinical Advances in Periodontics” é abreviado como “Clin Adv Periodontics”

Importante:
O arquivo submetido (uploaded) não deve conter nenhuma identificação dos autores, portanto, sem nome dos autores, afiliação ou e-mail. Agradecimentos são desejáveis, mas serão editados para evitar a identificação dos autores até ter sido aceito para publicação. Contudo, o autor correspondente deverá submeter como arquivo suplementar, uma Carta de Apresentação.
As propriedades do arquivo de submissão que identificam a origem devem ser retiradas. Instruções:

Word 2010:
Em Arquivo, ir à aba Informações, Verificando Problemas, Inspecionar Documento e desmarcar a janela de Propriedades do Documento e Informações PessoaisFechar, e Salvar.

Word 2003
Ir à aba OpçõesSegurança e eliminar a propriedade de Autoria do arquivo.

Todo o conteúdo do artigo é de responsabilidade exclusiva dos autores.
Cada edição publicada pela AMJ apresenta uma imagem representativa de um artigo publicado naquela edição que vai ser capa do número. Autores são convidados a destacar na carta que eles gostariam de ter determinada figura considerada como capa por ser cientificamente interessante e visualmente atraente para a revista. As imagens devem ser de alta resolução (300 dpi) e devem ter aproximadamente 17 por 17 cm. As imagens devem ser originais, e os autores concedem à Revista Amazon Medical Journal licença para sua publicação. Caso deseje, submeter a imagem como um arquivo adicional suplementar. Os autores devem deter os direitos autorais das imagens apresentadas, sendo os únicos responsáveis pela permissão de uso delas.

Em qualquer caso, os autores concedem à AMJ a licença para usar qualquer imagem do manuscrito publicado para ser usada como imagem de capa da edição, mesmo que não tenha sido expresso na Carta de Apresentação, a menos que expressamente informem o contrário.

Envio de manuscritos

Antes de começar sua submissão, ter em mãos:

1) A versão final do manuscrito de acordo com as instruções ao autor;

2) O texto da Carta de Apresentação de acordo com o modelo:
Carta de Apresentação

3) Uma lista de três revisores (nome, e-mail, áreas de atuação), de acordo com as instruções da Carta de Apresentação;

4) Faça seu registro/login: Amazon Medical Journal
Inicie uma nova submissão, seguindo as instruções. Veja que ajuda está disponível em um link na parte direita (Resources). Lembre-se que você não será capaz de completar a submissão sem ter em mãos todos os itens acima. Dúvidas? Escreva para Amazon Medical Journal depois de ler cuidadosamente todas as instruções.

Artigos

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.